top of page

44ª Exposição de orquídeas de Pernambuco encerra com contagem regressiva para o próximo evento

Atualizado: 30 de ago. de 2020

Por Gilvan Serafim Filho¹.


Promovida pela ASSOPE (Associação Orquidófila de Pernambuco), a exposição ocorreu neste último final de semana (entre os dias 06, 07 e 08), e recebeu centenas de visitantes que contemplaram 146 plantas de orquidófilos locais e também da Associação Paraibana de Orquidófilos/APO. As orquídeas foram julgadas na sexta-feira por juízes experientes e suplentes em treinamento; as plantas premiadas em diversas categorias foram exibidas em destaque no podium que ocupou a parte central do salão, ainda durante o evento, os visitantes puderam assistir palestras, participar de oficinas, minicursos e visitar os stands com vendas de plantas e artigos para o cultivo de orquídeas e jardinagem.

 

Hall de exposição - Associação Orquidófila de Pernambuco/ASSOPE.

Foto: Gilvan Serafim Filho/ASSOPE.

 

Esta versão do evento homenageou o orquidófilo Manuel Ximenes Jr., que tem se destacado na orquidofilia por sua bela coleção e também por toda a dedicação que vem dando a Associação desde que se tornou um membro associado, integrando gestões anteriores enquanto tesoureiro, vice-presidente e presidente. Ximenes (como é chamado entre os orquidófilos associados), teve um momento de fala e agradecimento durante a abertura oficial do evento, na ocasião recebeu da atual presidente (Karime Soares), a placa de homenagem e foi ovacionado pela família, amigos e demais presentes na cerimônia.


Cerimonial de abertura - 44ª Exposição de Orquídeas de Pernambuco.

Foto: Gilvan Serafim Filho/ASSOPE.

 

Durante o cerimonial de abertura, os orquidófilos, familiares e amigos puderam assistir uma apresentação realizada por dois dançarinos, que mostraram toda a sensualidade do bolero, em seguida foi servido um Coffe Breaks.


Apresentação de bolero - Cerimônia de abertura da 44ª Exposição de Orquídeas de Pernambuco - Foto: Gilvan Serafim Filho/ASSOPE.

 

Dando sequência ao evento que trata da orquidofilia e orquidologia de Pernambuco, o sábado foi bastante movimentado, muitos visitantes circulando nos espaços comuns da exposição, ainda pela manhã, houve a palestra intitulada: Nomenclatura botânica e tipificação de espécies e híbridos, proferida pela Professora Doutora Sarah Souza/UFRPE - rendendo muitos conhecimentos e discussões enriquecedoras do ponto de vista da orquidofilia e orquidologia. No período da tarde, houve a oficina: Confecção de ganchos e suportes para vasos e cachepôs, realizada pelo orquidófilo associado Gilvan Serafim Filho, os participantes aprenderam a confeccionar os artigos e produziram suportes de três e quatro hastes para vasos de cerâmica e cachepôs e um outro suporte que pode ser utilizado em diversos tipos de cachepôs, vasos de cerâmica e de plástico.


Palestra (Nomenclatura botânica e tipificação de espécies e híbridos), com a Professora Dra. Sarah Souza. Foto: Jairo Lins/ASSOPE.


Oficina (Confecção de ganchos e suportes para vasos e cachepôs), com o orquidófilo associado Gilvan Serafim Filho. Foto: Marília de Melo.


No domingo, a emoção continuou, muitos visitantes circulando e visitando a exposição, às 10h00 teve início a palestra intitulada: Cultivo de monopodiais - com o orquidófilo associado e Professor Dr. José Carlos Nascimento de Barros/UFRPE, que seguiu até às 12h00, sendo bastante aplaudido pela excelente aula. No período da tarde, o tão esperado minicurso: Cultivo de orquídeas, proferido pelo orquidófilo e associado Maurício Periquito, os visitantes aguardaram ansiosos pelas dicas de cultivo, reenvase de plantas e cuidados com a manutenção.


Palestra (Cultivo de monopodiais), com o orquidófilo associado Professor Dr. José Carlos Nascimento de Barros/UFRPE. Foto: Jairo Lins/ASSOPE.


Minicurso (Cultivo de orquídeas), com o orquidófilo e associado Maurício Periquito. Foto: Gilvan Serafim Filho/ASSOPE.


Durante a exposição, os visitantes puderam eleger a orquídea mais bonita da exposição (voto popular), e as mulheres puderam concorrer ao sorteio de três plantas em comemoração ao dia das mulheres.


Grammatophyllum scriptum var. citrinum (vencedora do voto popular). Cultivo do orquidófilo associado Claudio Monteiro. Foto: Karime Soares/ASSOPE.

 

A seguir, você pode ver algumas fotos da 44ª Exposição de Orquídeas de Pernambuco, basta clicar na seta para direita ou esquerda e contemplar alguns registros feitos ao longo do evento, como também, as plantas que compuseram o podium.


Hall da exposição e espaços comuns da 44ª Exposição de Orquídeas de Pernambuco.

Fotos: Gilvan Serafim Filho/ASSOPE.


Espécies e Híbridos de orquídeas que compuseram o podium das plantas premiadas.

Fotos: Gilvan Serafim Filho/ASSOPE.

 

Em outubro, será a vez da 41ª Mostra de orquídeas, e o homenageado será o orquidófilo associado Lindon Barros, sócio igualmente engajado na orquidofilia e orquidologia de Pernambuco, um dos responsáveis por tirar do papel a primeira versão da Bienal de Orquídeas do Nordeste durante a gestão na qual ocupou a cadeira de presidente da ASSOPE. Uma homenagem mais que justa em reconhecimento por toda dedicação.


¹Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP; possui curso de mestrado em ecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE e curso de especialização em Perícia e Auditoria Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife/FAFIRE.

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page